Interesses Turísticos

Abaixo alguns lugares para visitar em Nova Friburgo, como Pico da Caledônia – Pedra Cão Sentado – Country Clube e Queijaria Escola.

São Pedro da Serra – Lumiar

b3a966a3fb2a95b5efba74c3866d4058

As cachoeiras e trilhas são imperdíveis: O encontro dos Rios Macaé e Bonito; o Poço do Alemão; a Pedra Riscada, melhor caminhada da região, a 1.348m de altitude; o Poço Verde, de águas transparentes, numa clareira circundada por densa vegetação; a Toca da Onça, uma enorme piscina natural de aproximadamente 6 metros de profundidade.

Cachoeira São José, cercada de hortência.

cachoeira_sao_jose03

Cachoeira da Boa Vista (Indiana Jones), canyon estreito com pedras formando um escorrega natural;

foto-3-indiana-jones-1

wp_20170110_11_07_37_pro_li

wp_20170110_10_16_10_pro_li

Outras cachoeiras, como o Poço Belo

poco-belo-02

Construção antiga em Boa Esperança, que segundo a pintura data de 1956. A casa fica ao lado do Poço Belo.

casa-poco-belo

Praça Lumiar:

poco-belo-02

Poço Feio – Lumiar

poco-feio

As trilhas de nível médio têm aproximadamente percurso de 9Km em estradas de terra passando por lugarejos, riachos e nascentes, como São Pedro-Bocaina-Benfica; São Pedro-Boa Esperança-Lumiar;São Pedro-Lumiar-Amargoso. São Pedro da Serra dista 5 km de Lumiar, tem seu nome em homenagem ao Imperador D. Pedro I, feita por colonos alemães que chegaram durante seu reinado. Ali foi construído o primeiro templo católico do município. De linhas simples, edificada em uma elevação da vila, em junho ocorre a tradicional festa para o padroeiro, movimentando toda a região.

A praça João Heringer e a Rua Rodrigues Alves são o ponto central de São Pedro da Serra, onde tudo acontece. A tranquilidade das vilas da região de colonização suíça e alemã, o clima agradável, as matas e as cachoeiras são os ingredientes mais que atrativos para nos levar a estes dois lugarejos. Lumiar é vizinha ao Distrito de São Pedro da Serra, e também a outros povoados e localidades, tais como Boa Esperança, Toca da Onça, Galdinópolis, Rio Bonito, Cascata, São Romão e Santa Luzia que fazem parte do seu circuito eco-turístico, além da belíssima Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima.

caledonia

Pico da Caledônia é uma das maiores elevações da Serra do Mar e que fica situado entre as cidades de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, na divisa entre os dois municípios, inserido no Parque Estadual dos Três Picos.

Com 2.257 metros de altitude, possui uma das mais belas vistas de Nova Friburgo e de outras localidades próximas podendo-se até visualizar a Baía da Guanabara e uma parte da cidade do Rio de Janeiro, Região Serrana, Grande Rio (São Gonçalo, Niterói, Itaboraí), Baixada Fluminense (Guapimirim, Magé e Nova Iguaçu), Região dos Lagos como Maricá, Araruama, Cabo Frio em dias mais claros. Pela última carta escala 1:25.000 do IBGE, a altitude do Pico da Caledônia foi atualizada, contendo dois cumes de 2234 metros e 2255 metros, respetivamente o cume sul e o cume norte, e entre eles se distribuem as torres de telecomunicações. A altitude de 2219 metros se refere a antiga carta 1:50.000 do IBGE.

Sendo uma das maiores montanhas do estado do Rio de Janeiro e com uma localização privilegiada, possui torres de transmissão de rádio, responsáveis pelas comunicações da Petrobrás, possibilitando o envio de dados desde a Bacia de Campos até Brasília sem encontrar nenhuma montanha de maior altitude obstruindo as ondas.Possui também uma rampa de asa delta para prática de voo livre.

cao

Pedra do Cão Sentado é um monumento natural considerado símbolo da cidade de Nova Friburgo. É uma das mais notáveis formações rochosas do parque de Furnas do Catete

Situada à margem da Rodovia Nova Friburgo – Bom Jardim, encontra-se em extensa área, com altitude máxima em torno de 1.111 metros. É um conjunto de grutas e blocos de rochas superpostas que criam formas deslumbrantes. O ponto mais elevado é a Pedra do Cão Sentado, formação que se assemelha a um cão de guarda, com 100m de altura. Para atingi-lo o visitante percorre aproximadamente 1 km, ultrapassando 12 pontes e rústicas escadas.

country

Nova Friburgo Country Clube é um dos mais tradicionais clubes de Nova Friburgo e um dos pontos turístico da cidade.

Possui uma área de 225 mil metros quadrados, dos quais 80 mil fazem parte de um jardim, tendo sido projetado pelo paisagista francês Glaziou, o mesmo idealizador do projeto da Quinta da Boa Vista na cidade do Rio de Janeiro. É um dos mais tradicionais clubes de Nova Friburgo e um dos pontos turístico da cidade.

03

queijaria

Queijaria Escola Friburguenses e turistas podem desfrutar da Chocolataria Suíça, no complexo da Casa Suíça. Associação Fribourg-Nova Friburgo, com o Museu da Colonização Suíça, uma queijaria-escola e uma chocolataria- na RJ-130, estrada Nova Friburgo-Teresópolis, em Conquista.  No local, a produção de chocolate é artesanal e o visitante pode acompanhar o processo da produção de perto, através dos vidros. O chocolate é derretido em banho-maria e colocado no mármore para a temperagem, que é o principal segredo do sabor e da textura do chocolate do local, depois é batido. Entre as especialidades, estão as trufas de vários sabores. No local também são promovidos cursos práticos e palestras sobre a produção de chocolates.

Foi inaugurada em agosto de 1987 por uma  iniciativa do Instituto Fribourg-Nova Friburgo, concretizando assim o intercâmbio entre duas associações, uma em Nova Friburgo, outra em Fribourg na Suíça. Junto à Queijaria Suíça se encontram o Memorial da Colonização e a Chocolataria Suíça de Nova Friburgo. Ao unir cultura, com  a memória dos imigrantes  suíços que colonizaram Nova Friburgo, no Memorial da Colonização, com a tradição da produção  dos queijos e chocolates suíços, a Queijaria Suíça assume um papel relevante na cultura e no turismo da cidade. A loja funciona diariamente, inclusive fins de semana e feriados das 9h às 18h.